Daniel Libeskind

Figura internacional da arquitetura e do urbanismo, Daniel Libeskind é o fundador e arquiteto principal do Studio Libeskind. Nascido na Polónia em 1946, emigrou para os Estados Unidos ainda adolescente, onde estudou música e, posteriormente, arquitetura. Célebre pela capacidade de convocar a memória cultural, a sua obra é marcada por uma profunda ligação à música, à filosofia e à literatura.

Studio Libeskind

O Studio Libeskind dedica-se ao desenho e construção de um conjunto diversificado de projetos residenciais, culturais e comerciais em todo o mundo. O trabalho que desenvolve resulta da colaboração de um conjunto de arquitetos e designers para quem a arquitetura é um exercício de otimismo, e cuja abordagem para a criação de grandes projetos assenta não só na crença no futuro, mas também na memória do passado.

A arquitetura do Studio Libeskind parte da ideia de que um edifício deve ser a expressão e o reflexo da vida contemporânea, atribuindo à inovação um lugar central no processo de criação. Apostando no design arrojado apoiado numa tecnologia sustentável, o Studio crê firmemente que a arte da arquitetura consiste em criar o maior impacto possível dentro das limitações orçamentais e de funcionalidade de um dado projeto. Pelas suas próprias palavras: «A experiência diz-nos que a grande arquitetura nasce do trabalho conjunto com grandes clientes; todavia, a arquitetura é uma arte pública, e somos por isso responsáveis não só perante o cliente, mas perante as comunidades e as cidades onde construímos».

Daniel Libeskind fundou o Studio Libeskind com a sua mulher, Nina Libeskind, em Berlim, na Alemanha, em 1989, após vencer o concurso para a construção do Museu Judaico de Berlim. Em 2003, altura em que foi escolhido como arquiteto responsável pelo projeto de reconstrução do World Trade Center, transferiu a sede do ateliê para a cidade de Nova Iorque.

«Entendo a arte da arquitetura como a arte de aproximar as pessoas. Uma forma social e cultural de comunicação sobre o que nos une e o que partilhamos, sobre como vemos a esperança no futuro.»

daniel libeskind

Tikva significa Esperança em hebraico e é o nome e a inspiração do futuro museu.

Seleção de trabalhos do Studio Libeskind

«Inspira-me criar uma arquitetura que fale às pessoas, que comunique na sua linguagem arquitetónica através da luz, através dos materiais, através do espírito do lugar onde se insere.»

daniel libeskind

Saraiva + Associados

atelier de arquitetura residente

A história do atelier enraíza-se na do seu fundador, Miguel Saraiva, CEO e responsável conceptual de cada projeto. À sua paixão pelo desenho de arquitetura aliou-se a visão destemida que viria a construir uma estrutura corporativa capaz de posicionar-se além-fronteiras e constituir-se como um atelier de autor de escala internacional. Com o polo criativo ancorado em Lisboa e empresas dispersas por 11 países, a S+A destaca-se por marcar várias paisagens internacionais. A sólida experiência e o conhecimento adquirido pela S+A ao longo de 25 anos têm ampliado o seu portfólio, tanto em obras públicas como privadas. O recurso a peritos especializados permite à equipa de produção interna manter unidades focadas em cada setor de mercado, criando programas eficientes e sustentados para cada projeto singular. Esse know-how e reconhecido profissionalismo levaram a Associação Hagadá a escolher a S+A como atelier de arquitetura residente para trabalhar com o Studio Libeskind.